
Por Eiboo Parnanguara / parnanguaranoticias.com O recente e estarrecedor linchamento do ciclista Cláudio Rafael Landeiro Moreira, de 37 anos, no coração de Copacabana, Rio de Janeiro, não é apenas uma tragédia individual; é o sintoma escancarado de uma sociedade adoecida que trocou a lei pelo porrete e a razão pela barbárie.
Cláudio, um homem neurodivergente, saiu de casa na noite de 11 de agosto para dar uma volta com a bicicleta emprestada por sua irmã. Em poucos minutos, um julgamento sumário e infundado conduziu-o da calçada para a morte. Bastou a suspeita leviana de um vigilante irregular na Rua Barata Ribeiro — amparada pelo preconceito e pela total ausência de checagem — para que um grupo se autoproclamasse juiz, júri e carrasco. Encurralado e sem conseguir se expressar devido à sua condição, Cláudio foi arrastado para uma rua escura e brutalmente espancado com dezenas de golpes.
Não existe “justiça com as próprias mãos”. O nome disso é crime. O nome disso é homicídio qualificado pela crueldade e pela covardia de quem se esconde atrás do grupo para descarregar o próprio ódio. Quando a população valida ou tolera a atuação de vigilantes clandestinos e “justiceiros” urbanos, o resultado inevitável é o derramamento de sangue inocente. Hoje foi um homem de 37 anos passeando de bicicleta; amanhã poderá ser qualquer um de nós, vítima da primeira acusação gritada na esquina.
Mesmo longe do asfalto carioca, a lição que fica para Castro, para os Campos Gerais e para todo o Paraná é cristalina: a segurança pública exige inteligência, fiscalização severa sobre milícias privadas e cumprimento rigoroso da lei. Onde o Estado se omite e o cidadão decide aplicar a própria vingança, a civilidade morre.
O assassinato de Cláudio Rafael não pode cair no esquecimento e nem ser tratado como mera “confusão”. Exige-se punição exemplar para todos os executores e incitadores desse ato abjeto. Repudiar a justiça pelas próprias mãos não é uma questão ideológica; é a última fronteira que nos separa da selvageria total.

